terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estudo Dirigido Histologia - Tecido Ósseo - PARTE II


  1. Qual a composição do periósteo?
  2. Qual a constituição do endósteo?
  3. Quais a funções do periósteo e endósteo?
  4. O que são (a) osso compacto, (b) osso esponjoso, (c) epífise, (d) diáfise e (e) osso cortical?
  5. Onde estão o osso compacto e o esponjoso nos ossos (a) longos, (b) curtos e (c) achatados?
  6. Onde está localizada a medula óssea nos ossos longos? Quais as características?
  7. Qual a estrutura do sistema de Havers?
  8. Para que servem os canais de Volkmann?
  9. Quais as características do tecido ósseo primário?
  10. E do secundário?

  1. A camada mais superficial do periósteo contém principalmente fibras colágenas e fibroblastos. As fibras de Sharpey são feixes de fibras colágenas do periósteo que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso. Na parte mais profunda, o periósteo é mais celular e apresenta células osteoprogenitoras, que se multiplicam por mitose e se diferenciam em osteoblastos, desempenhando papel no crescimento e reparação dos ossos.
  2. Camada de células osteogênicas achatadas  revestindo as cavidades do osso esponjoso, o canal medular, os canais de Havers e os de Volkmann.
  3. Nutrição do tecido ósseo e fornecimento de osteoblastos para o crescimento e reparação dos ossos.
  4. (a) Sem cavidades visíveis a olho nu; (b) com cavidades visíveis a olho nu; (c) extremidades dos ossos longos; (d) parte cilíndrica dos ossos longos; (e) osso compacto nos ossos longos.
  5. (a) diáfise e epífise; (b) superfície e centro; (c) tábuas interna e externa, díploe (meio).
  6. Nas cavidades do osso esponjoso e no canal medular da diáfise. Nos recém-nascidos, é vermelha devido ao alto teor de hemácias e produção ativa dessas células. Com o avanço da idade, vai diminuindo esta atividade e é invadida por tecido adiposo, quando adquire a cor amarelada.
  7. Cilindro paralelo à diáfise, formado por lamelas ósseas concêntricas. No centro, o canal de Havers revestido por endósteo, contendo vasos e nervos.
  8. Para unir os canais de Havers entre si, com a cavidade medular ou com a superfície externa do osso.
  9. Primeiro tecido que aparece em cada osso. No adulto, é raro. Apresenta fibras colágenas dispostas em várias direções, menor quantidade de minerais e maior proporção de osteócitos.
  10. Normalmente encontrado no adulto. Possui fibras colágenas organizadas em lamelas, que ficam paralelas ou formando o sistema de Havers. Separando os grupos de lamelas, substância cimentante formada por matriz mineralizada e com pouco colágeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário