domingo, 21 de novembro de 2010

Estudo Dirigido Histologia - Tecido Ósseo - PARTE I

Primeira postagem, fim de semestre. Aqui está um estudo dirigido para ajudar os aflitos no assunto tecido ósseo, baseado em Junqueira & Carneiro.



  1. Qual a função do tecido ósseo?
  2. O que são (a) matriz óssea, (b) osteócitos  e (d) osteoclastos?
  3. Como acontece a nutrição dos ossos?
  4. O que são endósteo e periósteo?
  5. Caracterize os osteócitos, quanto à forma.
  6. Caracterize os osteoblastos.
  7. O que é osteoide?
  8. O que são osteomalacia e osteíte fibrosa cística?
  9. Caracterize os osteoclastos.
  10. O que são as lacunas de Howship?
  11. Qual a origem dos osteoclastos?
  12. Características da zona clara?
  13. Que substâncias fazem a coordenação da atividade dos osteoclastos?
  14. Como estão organizados os íons de cálcio e fosfato na matriz? O que é a capa de hidratação e qual a função?
  15. Qual a composição da matriz?
  16. A que se deve a dureza e resistência do tecido ósseo?

  1. Constitui o esqueleto, serve de suporte para as partes moles, protege os órgãos vitais, aloja e protege a medula óssea, apoia os músculos esqueléticos, sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular, depósitos de cálcio e fosfato
  2. (a) material extracelular calcificado, (b) células do tec. ósseo situadas em cavidades ou lacunas - um para cada lacuna, (d) células gigantes, móveis e multinucleadas que reabsorvem o tecido ósseo, participando do processo de remodelação dos ossos.
  3. Por canalículos que existem na matriz, ligando as lacunas. Dentro dos canalículos, os prolongamentos dos osteócitos estabelecem contatos através de junções comunicantes. A pequena quantidade de material extracelular presente no espaço entre os osteócitos e a matriz óssea também constitui uma via de transporte de nutrientes e metabólitos entre os vasos sanguineos e os osteócitos.
  4. Camadas de tecido conjuntivo e células osteogênicas, que recobrem as superfícies interna e externa dos ossos.
  5. células achatadas, em forma de amêndoas, pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso, aparelho de Golgi pequeno e núcleo com cromatina condensada, pequena atividade sintética.
  6. Produtores da parte orgânica (colágeno tipo I, proteoglicanas, glicoproteínas) da matriz; concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz; dispõem-se na superfície óssea, lado a lado; cuboides quando em intensa atividade sintética, achatados caso contrário; uma vez aprisionado pela matriz recém-criada, torna-se osteócito.
  7. A matriz óssea recém-formada, adjacente aos osteoblastos ativos, que ainda não está calcificada.
  8. a) doença que causa prejuízo na mineralização dos ossos; b) aumento da atividade dos osteoclastos, resultando na remoção da matriz óssea.
  9. Células móveis, gigantes, ramificadas irregularmente, multinucleada, citoplasma granuloso.
  10. Porções dilatadas dos osteoclastos, colocadas em depressões da matriz escavadas pela atividade dos osteoclastos, localizadas nas áreas de reabsorção de tecido ósseo.
  11. Precursores mononucleados da medula óssea que, ao contato com o tecido ósseo, tornam-se mononucleados.
  12. Zona citoplasmática que circunda os prolongamentos vilosos do osteoclasto voltados para a matriz óssea. É pobre em organelas, porém contém muitos filamentos de actina. É um local de adesão do osteoclasto com a matriz óssea e cria um ambiente fechado , onde tem a absorção óssea. Os osteoclastos secretam para dentro desse ambiente fechado ácido (H+), colagenase e outras hidrolases que atuam digerindo a matriz orgânica e dissolvendo os cristais de sais de cálcio.
  13. Citocinas (proteínas sinalizadoras que atuam localmente), hormônios calcitonina e paratormônio.
  14. Em forma de cristais de hidroxiapatita. Camada hidratada em volta do cristal. Facilitar trocas de íons entre o cristal e o líquido intersticial.
  15. Fosfato, cálcio, parte orgânica (fibras colágenas tipo I, proteoglicanas, glicoproteínas). As glicoprotepinas têm papel na mineralização da matriz.
  16. Á associação da hidroxiapatita com as fibras de colágeno.

2 comentários:

  1. Q BOM! ASSIM VAI AJUDAR SEUS COLEGUINHAS... OU ENTÃO VAMOS PEDIR AJUDA A TIRIRICA!

    ResponderExcluir
  2. é pelo jeito vai ficar só na parte I mesmo!kkkkkk

    ResponderExcluir