quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ED Histologia - Tecido Muscular - PARTE I


  1. Como o sistema T atua na contração muscular?
  2. O que é a tríade?
  3. O que são os fusos musculares e fibras intrafusais?
  4. Qual a causa da miastenia?
  5. Quais os componentes da unidade motora? Qual a relação entre a quantidade e tamanho das unidades motoras e a contração?
  6. Para que serve a mioglobina?
  7. Qual o papel das fibras reticulares no músculo liso?
  8. Caracterize a célula muscular lisa.
  9. O que são cavéolas?
  10. Como ocorre a contração do músculo liso?
  11. Como acontece a regeneração do tecido muscular?
  12. O que são os discos intercalares e qual a função de cada parte que o compõe?

  1. O sistema de túbulos transversais é constituído por uma rede de invaginações tubulares da membrana plasmática da fibra muscular, cujos ramos envolvem as junções das bandas A e I e cada sarcômero. É responsável pela contração uniforme de cada fibra muscular esquelética. Caso não existisse, o cálcio liberado pelo retículo sarcoplasmático que atuará na troponina (possibilitando pontes entre a miosina e actina) seria liberado na superfície (onde ocorreu a contração), fazendo com que as miofibrilas periféricas se contraíssem antes das centrais.
  2. Túbulo T e suas expansões de cada lado do retículo sarcoplasmático. É aqui que a despolarização do túbulo T é transmitida ao retículo.
  3. Receptores que captam modificações no próprio músculo. São constituídas por uma cápsula de tecido conjuntivo que delimita um espaço contendo fluido e fibras musculares modificadas, as fibras intrafusais.
  4. A miastenia é uma doença que causa fraqueza muscular progressiva. A causa é a redução na quantidade e eficiência dos receptores para a acetilcolina no sarcoplasma das junções mioneurais. Nos doentes, os anticorpos circulantes no sangue ligam-se aos receptores, impedindo a comunicação entre o nervo e a fibra muscular. Para corrigir o defeito, as fibras fagocitam  os receptores bloqueados
  5. Fibra nervosa e fibras musculares por ela inervada. Quantidade diz respeito à intensidade da contração (músculos da perna); tamanho, à delicadeza e precisão dos movimentos requeridos (músculos oculares).
  6. Serve como depósito de oxigênio
  7. Manter as células juntas de tal maneira que a contração de algumas transforme-se na contração do músculo inteiro.
  8. Sarcolema possui cavéolas (depressões que contém íons Ca2+), junções comunicantes (para transmissão do impulso de uma a outra), algumas mitocôndrias, cisternas do RE rugoso, aparelho de Golgi pouco desenvolvido. Contém corpos densos.
  9. Depressões no sarcolema da célula do músculo liso, que armazena Ca2+
  10. (1) Sob estímulo do sistema nervoso autônomo, o Ca2+ migra das cavéolas para o sarcoplasma (não existe retículo sarcoplasmático aqui, onde estaria armazenado o Ca2+); 
  11. (2) O Ca2+ liga-se à calmodulina. O complexo calmodulina + Ca2+ ativa a enzima cinase.  A cinase           fosforila a miosina II. Fosforilada, distende-se, tomando a forma filamentosa, e combina-se com       a actina. Isto faz com que ATP seja liberado, haja deformação da cabeça da miosina II e   filamentos de actina e miosina II deslizem uns sobre os outros. Estas proteínas estão ligadas a         filamentos intermediários de desmina e vimentina, que estão presos aos corpos densos da   membrana. Isto provoca a contração como um todo. Os corpos densos contém alfa-actinina e         são comparáveis à linha Z dos músculos esquelético e cardíaco.
  1. O músculo cardíaco não se regenera. As partes destruídas são invadidas por fibroblastos que produzem fibras colágenas, formando cicatriz de tecido conjuntivo denso.
        O esquelético tem uma pequena capacidade de regeneração. As células satélites são               responsáveis por isso. Estão dentro da lâmina basal que envolve as fibras. São consideradas         mioblastos inativos. Após a lesão, tornam-se ativas, dividem-se por mitose e se fundem umas às              outras para formar fibras musculares esqueléticas. Também acontece após exercício físico         intenso, só que se fundem com fibras existentes, contribuindo para a hipertrofia.
        O liso tem melhor capacidade de reparação, através da mitose das células remanescentes.
  1. São complexos juncionais e têm três especializações: zônula de adesão (ancora os filamentos de actina do sarcômero), desmossomos (unem as células, impedindo que se separam durante a contração), junções comunicantes (permite que o sinal de contração passe por todas as células, fazendo com que o músculo aja como um todo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário