quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reprodução dos Fungos

Reprodução 

Os fungos apresentam reprodução assexuada e reprodução sexuada.


Reprodução Assexuada

Fragmentação (de artroconídios): A reprodução assexuada por fragmentação é a mais simples observada nos fungos. Um micélio fragmenta-se (quebra-se) e origina dois novos micélios.


Brotamento ou Gemulação: Algumas leveduras reproduzem-se através de brotamento, ou seja, a formação de um broto (blastoconídio), que geralmente se separam do genitor, mas podem permanecer unidos, formando cadeias de células (pseudo-hifas). O conjunto de pseudo-hifas é o pseudomicélio.



Esporulação: Reprodução através da formação de esporos, células dotadas de paredes resistentes, que ao germinar, produzem hifas. 


Produção de conídios: representa o modo mais comum de reprodução assexuada. São produzidos pelas transformações do sistema vegetativo do próprio micélio. As células que dão origem aos conídios são denominadas células conidiogênicas.
Os conídios podem ser hialinos ou pigmentados, geralmente escuros - os feoconídios; apresentam formas diferentes— esféricos, fusiformes, cilíndricos, piriformes etc; têm parede lisa ou rugosa; são formados de uma só célula ou têm septos em um ou dois planos; apresentam-se isolados ou agrupados.



Esclerotos: à semelhança dos esporos bacteriano, são corpúsculos duros, parenquimatosos, formados por um conjunto de hifas, só germinam ao encontrarem condições favoráveis.


  
Reprodução Sexuada

Zigósporo: A reprodução sexuada por zigosporos ocorre quando hifas de sexos opostos entram em contato e formam hifas especialidas chamadas gametângios, que crescem uma em direção à outra e se fundem. Um ou mais núcleos se fundem com o do sexo oposto formando zigitos diplóides. A região onde os gametângios se fundiram diferencia-se em uma estrutura esférica onde o zigoto sofrerá meiose e cada um dos 04 esporos haplóides formados darão origem a um novo micélio.




Ascósporo: Ocorre também com o encontro de hifas de sexos diferentes, neste caso as hifas se fundem originando células com 02 núcleos. Em algumas células esses núcleos se fundem originando um núcleo zigótico diplóide, que sofrerá mitose e originará 08 núcleos haplóides chamados ascósporos. A hifa onde ocorreu tudo isso é chamado de asco.


Basidiósporo: Com o encontro de hifas de sexos diferentes e fusão nuclear, formam um micélio com hifas binucleadas. Essas hifas se organizam em uma estrutura compacta chamada de basidiocarpo. No basidiocarpo, algumas hifas se diferenciam em basídios, onde ocorre a fusão dos núcleos, resultando num núcleo zigótico diplóide, que sofre mitose e origina 04 esporos haplóides denominados basidiósporos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário